quinta-feira, janeiro 19, 2006

Expressões Idiomáticas

Amigos, há dias em que apetece dizer: Basta! Isto não pode continuar!
Ele há coisas...
Mas que raio de expressão é esta: "Olha, eu digo-te que a Terra é redonda, mas vê lá, não vas dar com a língua nos dentes!"
"Dar com a lingua nos dentes"?!?!?!?!?!?!?
Já pensaram bem no alcance que esta expressão tem!Só podia ser inventada por um povo: o português!
É que,amigos, por favor tentem atingir este raciocinio. Já pensaram o quão parva é esta expressao?!? Por exemplo, tentem pronunciar correctamente a letra "D" sem dar com a língua nos dentes ou mesmo o "W"...é que é humanamente impossivel! Eu acho que esta expressão ja foi inventada para funcionar como desculpa para quando revelamos um segredo. "E pa, eu tanto te pedi para não dizeres a ninguem que o Jose Castelo Branco é efeminado e tu foste dar com a lingua nos dentes!Já não se pode confiar em ninguem!" "E pá desculpa, mas a palavra "efeminado" tem um "d" e eu não a consegui pronunciar sem dar com a lingua nos dentes..."
Acho que podiam facilitar as coisas! Dizer por exemplo "Não dês com a lingua nos lábios" ou no palato, vá lá, também era girinho...ou até nas gengivas...se calhar ainda mais dificil "Não dês com a lingua no nariz!" Pelo menos havia uma maior confiança!Mas é só ma ideia, não e...
Claro que para a minha avó e algumas senhoras da sua idade a expressão faz todo o sentido, afinal basta tirar a placa e já não correm esse risco, mas...e o resto? Imaginem a Manela Moura Guedes...com aquela boca é impossivel pronuncar qualquer correctamente sem dar com a lingua nos dentes, ou nos lábios, ou...sei la...coitada da senhora, não é!
Porque é que não se retira de vez a expressão do ambito da cavidade onde inicia o sistema digestivo...Querem segurança num segredo? Digam "Por favor, não dês com o cotovelo no olho!"E está o problema resolvido!
Agora "dar com a lingua nos dentes"....
Ele há coisas....

1 Comments:

At 19:13, Blogger daniela said...

bem....olha k tu...para o k t havia d dar...lol lol só tu...
ms cm semp ...tens razão...realmente..dar c/ a lingua nos dentes...este povinho tem 1a mania......
olha pa esta...."ela foi aos arames" olhem-me só pa ist...ela foi aos arames...só m faltava + esta..foi aos a-ra-mes....sinceramente...estas pessoas...olha tinha kir aos arames lg nakela altura...eles ñ podiam esperar...ñ podia deixar pa ota altura???sinceramnte...mas espera ....aos arames?!?!?k é isto...olha ir aos arames...sinceramente!BSSinnhHOSS **Amu-te**

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home